Catequese de Iniciação Pastoral da Catequese

Catequese de Iniciação Pastoral da Catequese

A catequese é o elemento fundamental da iniciação cristã e é estritamente ligada com os sacramentos de iniciação (Batismo, Eucaristia, Crisma). A finalidade da ação catequética consiste em favorecer uma viva, explicita e operosa profissão de fé. A Igreja para alcançar essa finalidade, transmite aos catecúmenos e aos catecúmenos e aos catequizandos a viva a viva experiência que ela tem do Evangelho, e a sua fé, a fim de que eles a façam própria, ao professá-la. Por isso a catequese é sempre ordenada e sistemática à revelação que Deus fez de si mesmo ao homem, em Jesus Cristo; revelação esta conservada na memória profunda da Igreja e nas Sagradas Escrituras.

A catequese é um ato essencialmente eclesial. O verdadeiro sujeito da catequese é a Igreja que, continuadora da missão de Jesus Mestre, e animada pelo Espírito, foi enviada para ser mestra da fé. A finalidade da Catequese é a de fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo.

A catequese foi sempre considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para o Pai, deu aos Apóstolos uma última ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar lhes a observar tudo aquilo que lhes tinha mandado. Deste modo lhes confiava Cristo a missão e o poder de anunciar aos homens aquilo que eles próprios tinham ouvido do Verbo da Vida, visto com os seus olhos, contemplado e tocado com as suas mãos. Ao mesmo tempo, confiava-lhes ainda a missão e o poder de explicar com autoridade aquilo que Ele lhes tinha ensinado, as suas palavras e os seus atos, os seus sinais e os seus mandamentos. E dava-lhes o Espírito Santo, para realizar tal missão. Bem depressa se começou a chamar catequese ao conjunto de esforços realizados pela Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que mediante a fé, tenha a vida em seu nome, para os educar e instruir quanto a esta vida e assim edificar o Corpo de Cristo.

A Igreja Mãe e Mestra a partir de sua experiência catequética virá a partir da Exortação Apostólica Catechesi Tradendae, dizer nos, que Catequese é a educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente um ensinamento da doutrina cristã, dada geralmente de modo orgânico e sistemático, visando inicia-los na vida cristã.

Em nossa Paróquia a Catequese Infantil e a Catequese de preparação para a recepção do Sacramento da Crisma alimenta sua espiritualidade e sua ação pastoral, no convite para se fazer a experiência de Jesus, através do ensino do seguimento de Jesus mediante o acesso a Doutrina da Igreja e a experiência pessoas daqueles que participam dos nossos processos catequéticos.

O objetivo central da nossa Catequese é fazer que todos os que participam das nossas catequeses tornem-se discípulos de Jesus, fazendo a experiência do seguimento de Jesus.

As tarefas fundamentais da Catequese são:

Favorecer o conhecimento da Fé

A educação litúrgica

A formação moral

Ensinar a rezar

A educação para a vida comunitária

A iniciação à missão

Horário da Catequese Infantil:

Altiplano

(Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

Sábado 08h30 às 10h

Penha

(Santuário de Nossa Senhora Penha)

Sábado → 09h às 10h30

Quadramares

(Comunidade Nossa Senhora Aparecida)

Sábado → 10h às 11h

Cidade Recreio

(Comunidade São Francisco)

Sábado → 14h30 às 16h

Catequese de Crisma
Recesso da ação pastoral